4º semestre de Letras UFF/CEDERJ

Estou no meu quarto semestre da faculdade! Não posso chamar de 4º período porque eu estou “puxando” muitas matérias aleatórias e minha grade está uma verdadeira bagunça. Só para vocês terem uma ideia, neste semestre estou cursando matérias do 3º, 4º, 5º, 6º e 7º! É verdade que estou bastante adiantada, a única matéria que considero atrasada, porque é do 3º período, é literatura brasileira II, pois dei preferência por terminar literatura portuguesa, que é a minha ambição de estudos futuros (mestrado e doutorado) e quis adiantar para tentar o PIBIC neste ano.

Como faço em todos os semestres, colocarei aqui as ementas das disciplinas que cursarei neste primeiro semestre de 2018.

Literatura Brasileira II – Literatura E Sociedade Na Cultura Brasileira
(3º período)
carga horária: 60 h.
literatura, criticismo e engajamento: a sátira de Gregório de Matos, o pragmatismo iluminista do século XVIII e a poesia social do romantismo a tradição do romance brasileiro no século XIX. modernidade e compromisso social: o romance de 1930 e depois os novos realismos na ficção contemporânea: a literatura urbana brasileira a partir dos anos 70.

Latim Genérico – Noções Básicas De Língua Latina (4º Período)
carga horária: 60.h
visão geral da história externa do latim. estruturação morfossintática do latim clássico: substantivos das cinco declinações. adjetivos. pronomes. verbo: voz, número e pessoa. tempos do infectum no indicativo. tempos do perfectum no indicativo. estruturas sintáticas simples. sentenças selecionadas de autores latinos.

Prática De Ensino I – Didática (4º Período)
carga horária: 60 h.
educação, pedagogia e didática. didática e tendências pedagógicas. formação, memória e
experiência a serviço da construção da identidade do professor. o cotidiano escolar e os
desafios da prática docente. novas exigências do trabalho escolar. organização, implementação e acompanhamento do processo ensino-aprendizagem.

Português V – Fonética E Fonologia (5º Período)
carga horária: 60 h.
fonética e fonologia sincrônica; conceitos teóricos básicos; o sistema fonológico da língua
portuguesa; fonética sintática; fonoestilística.

Fundamentos Da Educação I (6º Período)
carga horária: 60h.
conhecimento: produção, formas e estratégias de avaliação; saber e poder. homem: visões histórica, filosófica, sócio-antropológica e psicológica. educação e sociedade: concepções e conflitos. estado e educação: ideologia, cidadania e globalização

Língua Instrumental I – Espanhol (7º Período)
carga horária: 60 h/a.
leitura de textos pertencentes a gêneros discursivos do âmbito acadêmico da área de humanidades (artigos acadêmicos, de divulgação científica, trechos de livros). identificação de marcas linguísticas características desses textos, tais como: marcadores discursivos recorrentes, elementos de coesão, marcas temporais e modais. trabalho com tipos textuais: expositivos e argumentativos.

Disciplina Optativa: Lugar, Ambiente, Artes.

carga horária: 60 h/a

Essa vocês descobrirão junto comigo porque não encontrei a ementa. Mas pelo que já olhei na plataforma CEDERJ e li no material disponível, é uma disciplina que ensina como olhar para as artes de forma integrada com o tempo e espaço em que são criadas. Pareceu-me bastante interessante, e de cara já tenho indicação de três livros para ler para esta matéria: Os Maias e As cidades e as serras, do Eça de Queirós e Razão e Sensibilidade, da Jane Austen. Vou amar, sim ou com certeza?

Como podem perceber, tenho poucas disciplinas de literatura, o que é bom pois semestre passado eu não consegui ler quase nada do que foi indicado porque o conteúdo das disciplinas era enorme e com muitas leituras. Neste semestre quero cumprir direitinho a bibliografia, mesmo sabendo que é quase impossível, pelo menos quero chegar perto disso.

Ah, uma coisa que quero explicar é sobre a disciplina de espanhol. Eu não terei habilitação em nenhuma língua, minha habilitação é em língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa. A língua instrumental é apenas isso mesmo: um instrumento para leitura. Escolhi o espanhol porque não gosto de estudar inglês e tenho mais interesse em aprender a língua dominante em nosso continente.

Estarei no instagram mostrando minha rotina de estudos diariamente no stories e postando regularmente no feed os textos e livros lidos.

E vocês? quais são os planos para este ano de 2018? Contem-me tudo!

 

Publicado por Christine Oliveira

Advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil. Possui Licenciatura em Letras com ênfase em Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestrado em Estudos de Literatura, na área de concentração em Estudos Literários, subárea em Literatura Portuguesa e Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Cursa o Doutorado em Estudos de Literatura, na área de concentração em Estudos Literários, subárea de Literatura Comparada, na mesma instituição.

Se junte à conversa

8 comentários

  1. Eu não me esqueci de te procurar pra te dar um abraço de agradecimento pelo post “tudo o que você queria saber sobre a Cederj mas não tinha a quem perguntar”. Só que no primeiro período a gente está meio que em pânico, aí esqueci de combinar com você. Neste período minhas provas são só aos sábados. Nos vemos em 17/03, pode ser? 🙂

    Curtir

  2. Oi, querida. eu já expliquei (não lembro se aqui ou no instagram) que não ingressei no PIBIC ainda porque tinha poucas vagas na área que eu quero (poesia portuguesa) e eu ainda não havia terminado sequer literatura portuguesa 1 e minha orientadora exige que tenhamos essa base para começar. assim, ano passado adiantei e concluí os estudos de literatura portuguesa e estou tentando novamente este ano por isso ainda não posso ajudar com muita informação.

    Curtir

  3. Olá, Christine! Sou do interior do estado, RJ, e estou muito interessado em prestar o vestibular para o CEDERJ neste semestre, para o curso de Letras. Você poderia me dizer, por exemplo, como funcionam as atividades complementares, as quais devemos cumprir para integralizar o currículo? Elas são, basicamente, formadas por eventos, cursos, palestras etc? E o próprio CEDERJ promove atividades do tipo? Tenho muito pouco tempo disponível para ir ao polo, entende? Pois trabalho o dia todo. E, também, você saberia me dizer se há possibilidade de haver aulas/provas em dias de semana? Agradeço muito, desde já, por sua ajuda! Abraço!

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.